quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O QUE SIGNIFICA TER VOCAÇÃO?

O que significa ter "vocação" sacerdotal, religiosa, consagrada dentro da Igreja Católica? Vocação é um chamado que Deus faz ao coração dos seus escolhidos, com a finalidade de que eles, como os apóstolos, sejam generosos e escolham seguir o Mestre com toda a sua alma, com constância e humildade.

Mas, o que e "vocação" dentro de muitos movimentos contemporâneos da Igreja Católica, como o Opus Dei, Legionários de Cristo, Araltos do Evangelho, Comunidade Canção Nova, etc, etc, etc, etc...? Resposta: é uma seleção do tipo de personalidade que a cada grupo lhe convém ter, segundo os seus interesses. A pessoa que tem o "dom" de dizer se você tem ou não a vocação é o superior. Tal superior é o iluminado do alto para escolher a dedo o vocacionado, caso seja digno de estar e entrar na comunidade em questão.

Isso realmente é vocação? E a liberdade interior, e a capacidade de dar à si mesmo com generosidade por amor a Deus?

Por um lado, é perfeitamente que seja necessário haver critérios de seleção de candidatos à vida consagrada, a fim de purificar e provar as intenções daqueles que batem à porta da vida consagrada na Igreja Católica; principalmente em um ocidente cada vez com mais crises econômicas, isso é importante para evitar sangue-sugas espirituais...

Mas, por outro lado, seria muito bom dar ao candidato dados mais objetivos sobre a sua seleção e não só o tradicional: "o superior não foi com a sua cara, então, você não tem vocação".

A liberdade é o aspecto mais importante de qualquer vocação porque Cristo mesmo disse: "Eis que venho, Senhor, fazer COM PRAZER, a vossa Vontade".